terça-feira, 11 de abril de 2017

13 Reasons Why acabou comigo

 “Oi, é a Hannah. Hannah Baker. Isso mesmo. Não ajuste seu... o que quer que esteja usando para ouvir isso. Sou eu, ao vivo e em estéreo. Sem promessa de retorno, sem bis, e, desta vez, sem atender a pedidos. Pegue um lanche e acomode-se. Por que vou contar a história da minha vida.”

Poster de 13 Reasons Why (Netflix)

 E essa foi a primeira fala da série da Netflix: 13 Reasons Why, produzida pela atriz e cantora Selena Gomez e baseada no best seller de Jay Asher.  Um breve resumo:  Clay (Dylan Minnette) recebe uma caixa com fitas cassete e ao começar a ouvi-las, percebe que foram gravadas por Hannah (Katherine Langford) antes de cometer o suicídio. Nas fitas, ela lista os vários motivos que a levaram ao suicídio, citando lugares, situações e as pessoas que mais a machucaram de forma direta e indireta. “Se você está ouvindo isso, você é um dos porquês”.

(Reprodução)
 A série já começou mexendo com meu psicológico, pois logo após ela falar seu nome, eu peguei o controle para aumentar o volume da televisão e leio na tela: “Não ajuste seu... o que quer que esteja usando para ouvir isso. ” Parei e fiquei uns 5 minutos olhando para o controle, ainda em minha mão, e para a televisão. Sim fiquei assustado. Pois bem, me acalmei e continuei a assistindo ao primeiro episódio (isso na última sexta-feira).
 Assisti mais alguns episódios no sábado e chegou domingo à noite: tomei banho, jantei e voltei a assistir 13 Reasons Why. WTF! O que aconteceu??? Antes que parem de ler, podem ficar tranquilos que não irei dar spoiler! Até o sexto ou sétimo episódio eu ainda tinha uma esperança que Hannah estivesse viva e queria mostrar para os seus “porquês” o que o bullying pode causar, mas a partir do nono episódio tudo mudou, sabia que ela realmente havia cometido suicídio. Não fiquem bravos, logo no primeiro episódio já sabemos que ela se matou.
 O nono episódio foi o primeiro do domingo à noite e nesse momento eu comecei a ficar realmente abalado, até então a série estava tranquila. Quando uma atitude de um dos “porquês” causa a morte de um inocente e este leva a culpa por tudo, me vi estagnado e sem reação. Pausei e fui tomar um pouco de ar. Parado de frente para a janela, minha cabeça dava rodopios em um tornado de sentimentos.
 Voltei para continuar assistindo... pronto! Acabei a série aos prantos, olhei para o relógio 7h30 da manhã de segunda. Sim, não dormi nada, indo dormir só na segunda à noite. Você deve estar se perguntando o porquê disso tudo, não é verdade? Bom... eu já sofri bullying: na escola, na família, só que não me deixava abalar, a não ser por uma vez que estava muito triste e comecei a escrever um poema sobre como seria bom sumir do mundo. É... estou com um nó na garganta, nunca contei isso para ninguém e agora estou escrevendo.

Elenco (Netflix)
 Minha mente era inundada e a cada episódio assistido sentia que todas as palavras que eu já havia dito me vinham à tona. Será que eu já fui um dos “13 porquês” de alguém? Às vezes no calor da emoção proferimos palavras que machucam, uma palavra pequena tem o poder de criar uma avalanche na vida de alguém. Vejo muito amor próprio, onde o importante é o bem-estar pessoal e o restante que se phod....

Hannah (Netflix)
 Um simples sorriso, um bom dia, um abraço tem um poder imenso na vida das pessoas. Já experimentou fazer isso com um estranho na rua? É revigorante. Se algum dia alguém aparecer querendo conversar, sente, escute, você pode não ter as palavras certas, mas algumas vezes as pessoas só querem alguém para que possam ser ouvidas. Dê esta oportunidade e não seja um “porquê” para alguém!
Achei eu a série foi muito bem produzida e a atuação impecável, com destaque para Dylan Minnette (Clay), a evolução do personagem foi feita de forma continua e impecável. A trilha sonora é outro ponto que me chamou muito atenção: incrível. No começo fiquei incomodado com a demora para que ouvir as fitas, mas foi de suma importância para a dinâmica dos fatos. Conforme Clay ouvia as fitas e seguia as instruções (indo até os locais indicados), imagens do passado e do presente se sobrepunham deixando uma sensação, que para mim é indescritível.
Será esse o maior gancho para a segunda temporada? (Netflix)
 Jay Asher já disse que o livro não terá continuação, mas que ficaria feliz se houvesse uma segunda temporada, assim como Selena está analisando se terá ou não. Eu tenho certeza que vai ter e que eles já sabem disso, pois a primeira temporada deixou muito gancho, muita janela aberta: Alex, o Processo dos pais da Hannah, Tyler (e ele será o protagonista/suicida da segunda temporada). Apesar do meu estado psicológico ter ficado louco, estou ansioso por uma continuação.

Porém... não seja um porquê! Busque ser o melhor para você e principalmente para as pessoas que estão ao seu redor. Um soco machuca, mas uma palavra marca a alma. Pense em como você quer que sua alma fique, pense que essas marcas podem ter ligações diretas com você e como se sentiria se fosse o contrário.

Beijos e abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário